Verniz ou Seladora?

Um cliente me pediu orientação sobre como e quando usar seladora e verniz para acabamento de peças em madeira.Acontece o seguinte : A seladora é um produto ,como o próprio nome diz,cujo objetivo é selar ou fechar a madeira .Sua função original é criar uma camada protetora para a madeira evitando que a mesma sofra agressão de poeira , umidade , fungos , etc.
Porém a seladora tambem serve para dar um acabamento final em peças de madeira , desde que a peça seja usada dentro de casa ,pois o produto não aguenta sol e chuva .
Toda seladora brilha .Naõ como verniz alto brilho ,mas um pouco mais que verniz acetinado .Não existe meio de tirar o brilho do produto .
A seladora deve ser passada na madeira completamente lixada e limpa .Se for passada em cima de verniz , vai reagir com o mesmo formando bolhas ,o que inutiliza qualquer trabalho .Porem o verniz pode ser aplicado sobre a seladora .Ela foi feita para aceitar o verniz após sua secagem .Aliás , o produto seca muito rápido , é necessário um pouco de experiencia antes de usa-lo numa peça.
Deve ser diluida com Thinner específico para seladora .Este Thinner servirá para dilui-la epara limpar o pincel com a qual foi aplicada.
Não se deve usar rolinho de espuma com seladora ,pois o produto destroi o rolinho.
A diluição da seladora deve ser feita de acordo com a peça que onde vai ser aplicada e de acordo com as instruções do fabricante .O produto pode ser diluido desde 30% até 150% ou seja ; 30% de Thinner ou 150% de Thinner .Diluições maiores devem ser feitas por profissionais pois o produto fica muito volátil , e quem não tiver as “manhas ” para usa-lo , acabará fazendo um serviço sem qualidade .
Se você tiver um móvel ou objeto que ficará exposto ao sol , poderá utilizar seladora ,mas com acabamento em verniz por cima .
Para móveis que ficarão expostos ao sol ,deverá ser usado verniz marítimo ,ou verniz com duplo filtro solar , para que o trabalho dure por um bom tempo .(de um a dois anos no máximo).
O verniz como todos sabem pode ser aplicado em qualquer tipo de madeira ,e tambem em MDF .O que se precisa decidir é se será brilhante , acetinado ,ou fosco o acabamento.
Vernizes podem ser aplicados com pincel , rolinho de espuma , e “boneca ” de pano .
Os dois produtos podem ser utilizados com pistola e compressor ,desde que se tome o cuidado de ler as instruções da embalagem.
A diluição do verniz também pode ser feita , variando entre 10 % e 50%.Diluições maiores devem ser feitas por quem tenha bastante experiência com o produto.
Creio que isto esclarece as dúvidas sobre o uso destes produtos .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *